Mundo do Vinho

O Mundo do Vinho

Uma Viagem Fantástica ao fascinante e complexo mundo do Vinho, que a cada ano que passa tem se multiplicado em alta qualidade, elegância, custo-benefício, equilíbrio de aromas sofisticados e intensos, que em conseqüência disso vem conquistando a cada dia, mais adéptus desta apaixonante bebida milenar.

O Vinho tem acompanhado a história e o Homem desde o mais remoto dos tempos, poucas tradições ou produtos de origem antiga conseguiram sobreviver ao longo dos tempos e se expandir por todo planeta como o Vinho. Ao contrário de outras culturas, a videira não requer solos férteis elas se adaptam melhor em solos pedregosos, pobres e calcários.

Neste extenso mundo do vinho encontramos uma infinidade de rótulos e de castas. Para conhecer boa parte desses rótulos, precisaríamos com certeza degustar esta bebida maravilhosa todos os dias, fazendo um tour pelas mais diversas versões, começando pelos Brancos, Rosês, Espumantes até chegar aos inigualáveis Tintos. Más precisaríamos viver cem anos e ainda assim não conseguiríamos conhecer todos, visto que possui uma grande extenção de uvas e alta complexidade. Existe hoje no mundo, mais de 60 tipos de uvas viníferas, nos Brancos temos: Chardonay, riesling, Sauvignon Blanc, Torrontês, alvarinho etc. Nos Tintos as mais conhecidas temos: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec, Tannat, Merlot, Shiraz, Carmenére, Aragonez, Trincadeira, Castelão, Bonarda, Pinot Noir etc. E para agigantar mais esta complexidade que envolve a criatividade e sensibilidade de Enólogos e Viticultores do Velho Mundo (Europa) e Novo Mundo do Vinho(America do sul e Autrália, África do Sul), logo descobrimos em nosso aprendizado que existem diferentes níveis de qualidade dentro de um mesmo produto, os quais não seguem uma padronização de fabricação em que todos tem ser iguais. Se o vinho for amadurecido em carvalho, ou em um lote especial dentro do vinhedo, onde as uvas são vindimadas em seu estágio total de maturação, teremos um reserva. Temos também as Safras que nenhuma é igual a outra pois depende do clima e níveis de sol e de chuva.

Embora o consumo de Vinho tem aumentado gradativamente no Brasil, ainda estamos longe de alcançar o alto índice de consumo da Europa, que cada habitante consome em torno de 65 Lts da bebida por ano, enquanto no Brasil cada habitante consome 2,05 Lts por Ano.

O Mundo do Vinho está sempre Evoluindo, Inovando e em constantes Transformações, nós precisamos ser assim, mergulhar neste modelo de sobrevivência, ser-mos diferentes, ávidos por coisas novas. Portanto quem procura ser assim, acha o Vinho.