A Taberna Portuguesa nasceu em Setembro de 1979, e aos poucos foi conquistando muitos adéptus da culinária lusitana no centro-oeste brasileiro, sob os cuidados do Bento que foi ousado e determinado a superar todos os obstáculos e tropeços até alcançar sua meta.A consolidação de sua trajetória veio há 17 anos, com a união de dois pesos e uma medida! Um Grande gourmet e uma Administradora, que juntos equacionados resultou na receita certa: Sucesso! Neste período a Taberna passou por uma reengenharia de cardápio da alta Gastronomia, onde o casal Bento e Sônia aliaram, matéria prima de alta qualidade em todos os seus produtos, praticidade, boa apresentação, prato economicamente viável e sabor característico, pois de nada adianta se não tiver sabor.

Com isso surgiu o lançamento de vários pratos como por exemplo: Bacalhau a Bule, Bacalhau a Amauri, Arroz de Camarão a Armantes, Bacalhau a Sidnei, Espaguetti a Anna Carolina, Lagosta a Sonia Abraços e outros. Onde o Bento homenageia clientes, amigos, colaboradores e familiares que juntos escrevem sua história nesta empresa, que há oito anos com trabalho árduo conquistou sua sede própria. Hoje, mesmo sendo conservador, Bento acompanha Sonia em Congressos gastronômicos, Eventos e Enologia e Vitivinicultura, sempre buscando o que há de melhor no mercado para atender os mais exigentes e requintados paladares dos seus clientes, pois sabem que tradição não é sinônimo de longevidade.

Já com 33 anos, a semente germinou cresceu e está dando muitos frutos, pois a casa mantém sua característica do negócio e faz o sabe fazer de melhor sem nunca perder o foco. Más algo, é preciso deixar muito bem claro, nada deste sucesso teria acontecido, se não fosse pela parceria e fidelidade de todos nossos clientes e amigos, que nos acompanham há todos estes anos. Portanto não há palavras para mensurar a importância de cada um de vocês nesta conquista.

Gostaríamos de ressaltar que amamos nossa profissão, más amamos de paixão cada um de vocês, clientes, amigos, fornecedores e colaboradores.

O nosso muito obrigado de coração por mais um Ano.

Bento e Sonia

TEÓCLES MACIEL

"AGRADÁVEL AMBIÊNCIA LUSITANA"

Os painéis com gravuras multicoloridas e a reportar grandiosas belezas arquitetônicas da terra-mater, de além-mar, nos inspira a uma viagem através do tempo. Lógo nos vem a memória à história transmitida nos bancos escolares, ,que conta sobre as caravelas singrando os mares, nunca dantes navegados e a imagem dos bravos navegadores, responsáveis pelo nosso descobrimento perante o mundo, legatários de parte de sangue dos nossos ancestrais, bem como da língua, das instituições jurídicas, da religião e das nossas tradições, que construíram uma civilização continental, chamada Brasil. E, ficamos divagando ora dando asas a imaginação, embalada pelos favonios ventos das lembranças, acondicionadas no relicário da nossa memória sustentadas pelos proeminentes feitos dos ilustres precursores, desta nova terra, destemidos filhos da querida pátria Lusitana de que nos contava antigos mestres, ora voltamos a conviver com a realidade degustando a saborosa culinária portuguesa e vinhos que recordam as tabernas de Alfama, ao som de dolentes fados, fazendo as horas passarem, sem se perceber pelo magnetismo da ambiência agradável de se freqüentar.

Na Taberna se vive as emoções fruto do calor humano dos exigentes e assíduos convivas e comensais da boa culinária, que fazem tudo ficar mais aconchegante e atraente, num cenáculo onde o passado e o presente entremeados dão vazão a nossa imaginação e ensejo a prestannos homenagens em preito de admiração e respeito aos nossos queridos innãos portugueses, motivados pelo tilintar das taças de periquitas e ao sabor do gostoso bacalhau das terras Camonianas. O mais importante é que nesta singela e sedutora Taberna na predominância da cores verde e amarela que nos agradam a retina, pela semelhança policromática, com os tons nacionais, sentimos felizes e em genuíno remanso de iguarias tradicionais, sempre bem recipiendados pelas singulares presenças do casal Bento e Sonia, proprietários do estabelecimento, que possuem o poder de transferir por mágico condão aos freqüentadores a impressão de estarem em suas próprias casas. Aqueles que convivem na ambiência da Taberna Portuguesa, sentem Portugal mais perto, com a Coimbra dos doutores, Sintra dos reis, Fátima dos milagres e a encantadora Porto, sentem em suma a história, aliás sentem mais o Brasil no palpitar das incontroláveis emoções emanadas da sensibilidade daqueles que por entenderam o presente e palmilharem com consciência as sendas do futuro, acreditam que devam como recomendável e boa mestra conhecer a história.

Não é sem razão que Portugal é conhecidolcomo "o jardim da Europa a beira mar plantado". E, viver a Taberna Portuguesa aqui na longínqua Cuiabá é sentir um pouco o aroma das pétalas desse jardim encantado e a distancia rega-I o com as lágrimas sagradas da saudade ou das emoções, como orgulhosos descendentes dessa terra de alem-mar, pela qual devemos dedicar homenagens e fraterno afeto.

Teócles Maciel

MÁRIO MARQUES

"Foi preciso uma guerra na África do Sul, para que se instalasse aqui na longínqua Cuiabá, o Bento com seu maravilhoso cardápio típico português, mas que toda sociedade cuiabana adora."

Mário Marques

RICARTE DE FREITAS

"A Taberna Portuguesa hoje representa para nós mato-grossenses um importante ícone da gastronomia Lusitana, instalada no Centro Geodésico do Turismo de Mato Grosso."

Ricarte de Freitas

PAULO RONAN

"O investimento da Taberna Portuguesa nesta magnitude foi um grande presente para Cuiabá."

Paulo Ronan

SÉRGIO JBEILLI

Parabéns!!!

Pelos murais pintados em telas a óleo de Paisagens Portuguesas. Évora atrás, Chaves e seu belo rio, os moínhos de vento e a frente a Torre de Belém a testemunhar as conquistas portuguesas. Um belo prato perdido de uma viagem, parece evocar uma imensidão de pratos coloridos à parede como a demonstrar a satisfação de estar presente.

Gostaria de transmitir-lhe a virtuosa lembrança daqueles que fizeram esta casa, e de que jamais esqueçam que um bom restaurante é o fiel retrato do se dono.

Parabéns pela excelente culinária portuguesa!!

De um apreciador

Sergio Jbeilli

DANILO

"Entrei, fui recebido com fineza, ela é Angela...Sinto ares da terra de Cabral, cheiro de mar, lugar familiar. Enfim conheci a Taberna Portuguesa, como disse a Sra. Sônia, aqui é a nossa casa!

Fiquem com Deus!"

Danilo

MISSÃO:
Busca da excelência em todos os nossos Produtos e Serviços. Levando a nossa Gastronomia aos mais exigentes paladares. Realizando os sonhos e superando as expectativas dos nossos clientes.

VISÃO:
Manter se referencia no mercado, tornando-se o maior complexo gastronômico Lusitano do Centro-Oeste. Visando inovação e sustentabilidade.

VALORES:
Integridade, Valorização das Pessoas, Compromisso com Cliente, Responsabilidade sócio-ambiental, foco nos resultados.